terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Apresentação

Escola Municipal Maria do Amparo


EJA – Educação de Jovens e Adultos


P r o j e t o O f i c i n a s

Para além da sala de aula


Ambiente clássico para as atividades escolares,
a sala de aula não esgota as possibilidades pedagógicas.
Ao contrário, com a energia da criatividade
um sem-número de trabalhos pode ser realizado
fora das quatro paredes tradicionais,
estimulando a expressão artística dos alunos.

É o que a Escola pretende
com a instalação das oficinas aqui apresentadas.





FICHA TÉCNICA

Direção
Rogério dos Santos
Iole Guimarães Figueiredo


Supervisão
Maria Aparecida Thomé


Professores
Agnaldo Mota Oliveira
Paulo Roberto Valente
Ana Lúcia de Oliveira
Cássia Batista da Rocha
Evânia Marta Fernandes
Gláucia Rios dos Santos (licenciada)
Helenice Ferreira Pedrosa
Veranei Soares Ferreira
Sinval Batista Ferreira


Secretaria
Elenilda Alexandre Brito
Diméia Gonçalves
Lílian Macedo


Biblioteca
Camila Goulart
Elizete Nascimento


Disciplinário
Rudson Fidelis


Serventuários
Leda Batista
Marlene Demétrio
Arlete Maria Campos
Terezinha Alves
Vicentina Conceição

OFICINAS




Ação de Graças


O simples ato de viver supõe o enfrentamento de obstáculos que, embora diferentes entre si, entram na rotina de todas as pessoas. Tanto no plano pessoal como no familiar e social, com repercussão na qualidade do meio em que vive, o homem procura realizar-se, apesar de se saber impotente para, por si somente, cumprir todas as metas. Assim é que cada conquista é recebida como dádiva do Alto, devendo, portanto, manifestar sua gratidão. Com tal finalidade, ofícios religiosos são acompanhados de leituras e músicas apropriadas.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Mudanças Ambientais Globais























Mudanças Ambientais

A preocupante situação do meio ambiente movimentou todos os setores da Escola, cientes de que nenhum segmento da sociedade pode ficar alheio ao tema de máxima importância para o momento e para o futuro da humanidade. Os quatro elementos, ou substâncias primárias (terra, água, fogo e ar) foram abordados por meio de vídeos, poesias e músicas, com ilustrações de expressivos painéis. Mais uma vez ficou evidente o talento e a criatividade do público da Escola Maria do Amparo, alargando o espaço de sua atuação em benefício das verdadeiras finalidades da educação.

Eleições


























Objetivando conscientizar o público interno e a comunidade para o exercício da cidadania, em setembro de 2008 a Escola promoveu a simulação de eleições. Recebendo “Dicas para boa eleição”, candidatos a prefeito e vereador concorreram por dois partidos (Partido Educação para todos – PEPT e Partido Democrático Maria do Amparo – PDMA). Após entusiasmadas campanhas, veio o indispensável debate, realizado com mediação do diretor Rogério dos Santos. Em duas seções, foram utilizadas urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. O ponto alto desta oficina foi proporcionado pela brilhante palestra do Juiz Auxiliar da Corregedoria do TER, Dr. José Camilo Veiga de Oliveira.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Maria Cheirosa









Considerando-se o estágio econômico-financeiro do público da EJA, essa oficina se torna válida por possibilitar atividade geradora de renda. Atentando para o hábito de higiene e aplicando no dia-a-dia o conhecimento de formulações químicas, divulga-se o processo de fabricação de produtos de limpeza de boa qualidade, a preço acessível a todos. Para isso são informados os locais onde adquirir o material necessário.

A arte nos mapas




Igualmente proporcionada pela Casa FIAT de Cultura, essa exposição tem cerca de 50 mapas entre os séculos XVI e XIX. O educando acompanha a marcação do espaço por intermédio de elementos fundamentais da cartografia, verificando “não só os avanços do conhecimento técnico-científico no traçado – cada vez mais preciso – de territórios recém-descobertos, mas, sobretudo, a mentalidade dos cartógrafos de diferentes épocas.”

Com que roupa eu vou







Oportunizada pela Casa FIAT de Cultura, a exposição com esse título é visitada pelos alunos. A função educativa do programa visa à observação de recursos tecnológicos associados à moda, acompanhando-se transformações culturais através do tempo. “A roupa não nos serve apenas para cobrir o corpo. É um meio de comunicação e de expressão.” Dessa forma, aguça-se a construção de valores, bem como o desenvolvimento de habilidades por meio de criação para uma vestimenta imaginária.

A Fortuna da música


Esse programa constou de visita ao Palácio das Artes para assistir a um show da cantora, compositora e atriz Fortuna. Unindo dança e dramaturgia, Fortuna apresenta resgate de canções que dificilmente se tocam em rádios e se vêem em palcos, o que dá ao espetáculo um caráter de raridade. Lembrando intolerâncias e conflitos presentes no mundo, no programa Celso Masson afirma que “a música talvez seja a melhor fonte de inspiração para a humanidade”, razão da importância dessa atividade promovida pela Escola.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

C o m p u t a ç ã o



O mundo moderno não mais consegue dispensar a contribuição da informática. Qualquer que seja o ramo de atividade desenvolvida, o computador entrou para ficar no dia-a-dia dos indivíduos. Sensível a essa excepcional ferramenta para a evolução pessoal, a Escola oferece oficina para incluir seus/suas alunos/as no universo digital.

Ética e cidadania
































Cada vez mais o convívio sofre desgastes de toda ordem, ocasionando instabilidade nos vários campos da expressão dos homens. Urge o compromisso de dotar os indivíduos de valores éticos e morais que respeitem a dignidade humana. Reforça-se esse princípio com estímulo à capacidade de pensar por si mesmo, com fidelidade aos ditames da consciência, já que não falta o assédio de inescrupulosos interesses alheios.

Ação de Graças








O simples ato de viver supõe o enfrentamento de obstáculos que, embora diferentes entre si, entram na rotina de todas as pessoas. Tanto no plano pessoal como no familiar e social, com repercussão na qualidade do meio em que vive, o homem procura realizar-se, apesar de se saber impotente para, por si somente, cumprir todas as metas. Assim é que cada conquista é recebida como dádiva do Alto, devendo, portanto, manifestar sua gratidão. Com tal finalidade, ofícios religiosos são acompanhados de leituras e músicas apropriadas.