terça-feira, 25 de novembro de 2008

Maria Cheirosa









Considerando-se o estágio econômico-financeiro do público da EJA, essa oficina se torna válida por possibilitar atividade geradora de renda. Atentando para o hábito de higiene e aplicando no dia-a-dia o conhecimento de formulações químicas, divulga-se o processo de fabricação de produtos de limpeza de boa qualidade, a preço acessível a todos. Para isso são informados os locais onde adquirir o material necessário.

A arte nos mapas




Igualmente proporcionada pela Casa FIAT de Cultura, essa exposição tem cerca de 50 mapas entre os séculos XVI e XIX. O educando acompanha a marcação do espaço por intermédio de elementos fundamentais da cartografia, verificando “não só os avanços do conhecimento técnico-científico no traçado – cada vez mais preciso – de territórios recém-descobertos, mas, sobretudo, a mentalidade dos cartógrafos de diferentes épocas.”

Com que roupa eu vou







Oportunizada pela Casa FIAT de Cultura, a exposição com esse título é visitada pelos alunos. A função educativa do programa visa à observação de recursos tecnológicos associados à moda, acompanhando-se transformações culturais através do tempo. “A roupa não nos serve apenas para cobrir o corpo. É um meio de comunicação e de expressão.” Dessa forma, aguça-se a construção de valores, bem como o desenvolvimento de habilidades por meio de criação para uma vestimenta imaginária.

A Fortuna da música


Esse programa constou de visita ao Palácio das Artes para assistir a um show da cantora, compositora e atriz Fortuna. Unindo dança e dramaturgia, Fortuna apresenta resgate de canções que dificilmente se tocam em rádios e se vêem em palcos, o que dá ao espetáculo um caráter de raridade. Lembrando intolerâncias e conflitos presentes no mundo, no programa Celso Masson afirma que “a música talvez seja a melhor fonte de inspiração para a humanidade”, razão da importância dessa atividade promovida pela Escola.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

C o m p u t a ç ã o



O mundo moderno não mais consegue dispensar a contribuição da informática. Qualquer que seja o ramo de atividade desenvolvida, o computador entrou para ficar no dia-a-dia dos indivíduos. Sensível a essa excepcional ferramenta para a evolução pessoal, a Escola oferece oficina para incluir seus/suas alunos/as no universo digital.

Ética e cidadania
































Cada vez mais o convívio sofre desgastes de toda ordem, ocasionando instabilidade nos vários campos da expressão dos homens. Urge o compromisso de dotar os indivíduos de valores éticos e morais que respeitem a dignidade humana. Reforça-se esse princípio com estímulo à capacidade de pensar por si mesmo, com fidelidade aos ditames da consciência, já que não falta o assédio de inescrupulosos interesses alheios.

Ação de Graças








O simples ato de viver supõe o enfrentamento de obstáculos que, embora diferentes entre si, entram na rotina de todas as pessoas. Tanto no plano pessoal como no familiar e social, com repercussão na qualidade do meio em que vive, o homem procura realizar-se, apesar de se saber impotente para, por si somente, cumprir todas as metas. Assim é que cada conquista é recebida como dádiva do Alto, devendo, portanto, manifestar sua gratidão. Com tal finalidade, ofícios religiosos são acompanhados de leituras e músicas apropriadas.

Ornamentos juninos




Em todo o país o mês de junho é pródigo nos folguedos que homenageiam os santos Antônio, João e Pedro. Boa oportunidade para exercitar idéias na ornamentação dos ambientes em que acontecem as festividades. No intuito de, mais uma vez, reaproveitar material tido como descartável, garrafas pet são utilizadas de variadas formas, ostentando beleza e desafogo ao meio ambiente.

Jogos recreativos






O trabalho intelectual é gerador de estresse, sobretudo na vida de quem se vê ocupado em grande parte do dia. Como ninguém é de ferro, a inclusão de atividades lúdicas é fundamental para o bom rendimento nas atividades estudantis. Defendendo o lema “mente sã em corpo são”, a Escola oferece a prática do futsal, assim como entretenimentos com xadrez e dama, além de variedades com baralho.


Alimentação alternativa


Diante do elevado custo dos itens da alimentação, será sempre bem-vinda a informação sobre como baratear a comida. Partes que geralmente são desprezadas podem retornar à mesa, já que muitos nutrientes estão devidamente preservados. Evitar o desperdício e racionalizar a economia doméstica faz parte da consciência ambiental. Considerando essas premissas, receitas de valor nutritivo com baixo custo vêm fazendo sucesso na comunidade da Escola.

Bordado em linha





Entre as conhecidas tradições familiares constam as prendas desenvolvidas pelo público feminino. Desde cedo as meninas aprendem a manejar material e instrumentos para a criação de apreciados trabalhos manuais. Mesmo com o corre-corre diário, permanecem vivos o interesse e a habilidade para a prática do artesanato, como se verifica nesta oficina.

Suporte de conteúdos






O dia-a-dia dos alunos de EJA é marcado por compromissos que não deixam muito espaço para as obrigações escolares. Dessa forma, não é raro que alguém não consiga acompanhar o ritmo da turma. Para auxiliar a retomada da competência, proporcionando a natural evolução dos estudos, professores/as de Português e Matemática promovem revisão dos conteúdos trabalhados.

Reciclagem e Meio Ambiente













De início, pode-se pensar em preservação do ambiente natural, poupando recursos, economizando energia, entre extensa conta de cuidados. Só que, além dessa, outras intenções entram na composição desse quadro. Em tempos de dificuldades generalizadas, a ordem é reaproveitar tudo que ainda tem alguma serventia. Menos sobrecarga para o meio ambiente, mais atenção para as necessidades individuais e, por que não?, novas fontes geradoras de renda.

Meio Ambiente
Trata-se de um assunto dos mais importantes, qualquer que seja a região do planeta que dele se fale. A mãe Terra será o foco das nossas atenções, pois, quando o tema é meio ambiente, é da nossa casa que falamos, é da qualidade da nossa própria vida que estamos cuidando.
Nunca é demais lembrar uma crítica utilizada por ensejo da implantação deste eixo temático. Voltemos, portanto, às inquietantes palavras de Millôr Fernandes:

"Tantos anos o país se descuidou
do meio ambiente que, agora,
se quiser salvar alguma coisa,
vai ter que tratar do ambiente inteiro".

Alertados pelos sinais que a natureza vem dando nesses últimos tempos, não podemos ficar paralisados pelo medo. Mais sensato será que cada um - autoridades e povo - se encarregue de tomar atitudes que preservem a saúde do Planeta Terra.
Pensando nisso, os nossos sujeito-educandos, orientados pelo corpo docente da Escola, prepararam os trabalhos que passamos a mostrar.







DEPOIMENTOS SOBRE A EJA - MARIA DO AMPARO







Comemorando o sucesso

Além das atividades de sala de aula, nossa modalidade EJA teve o prazer de desenvolver inúmeros trabalhos com a arte e a cultura, objetivando o efetivo exercício da cidadania por parte do nosso povo.

Basta navegar por este blog para confirmar que os resultados foram altamente positivos. Para isso, contamos com a sintonia entre o poder público municipal e os setores da escola: direção, supervisão, professores, funcionários, alunos e, também, a comunidade. A todos, portanto, nossos sinceros agradecimentos.

Esta é uma vitória para ser saboreada! Aqui ficamos, no desejo de no próximo ano dar continuidade a esse trabalho fundamental para nossa evolução como seres humanos, essencialmente sociais.

Feliz Natal e um ano novo repleto de alegrias!

Escola Municipal Maria do Amparo - Contagem - 2008

Maria Aparecida Thomé - Supervisora Eja / E.M. Maria do Amparo